Quem tem direito à aposentadoria por idade rural?

Quem tem direito à aposentadoria por idade rural?

Você sabe quem tem direito à aposentadoria por idade rural? Criamos este post inteiro para te explicar todos os detalhes.  

Existem 4 tipos de segurados considerados rurais para fins previdenciários, pelo que dispõe o art. 48, § 1º, da Lei de Benefícios, que permite a diminuição da idade mínima para a aposentadoria para 60 e 55 anos (homens e mulheres):

“Art. 48, A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher.

§ 1o Os limites fixados no caput são reduzidos para sessenta e cinqüenta e cinco anos no caso de trabalhadores rurais, respectivamente homens e mulheres, referidos na alínea a do inciso I, na alínea g do inciso V e nos incisos VI e VII do art. 11.” 

Ou seja, os trabalhadores rurais, com direito a aposentadoria por idade rural e a redução de 5 anos de idade os seguintes trabalhadores são:

  • Segurado especial (art. 11, inciso VII da LB);
  • Empregado rural (art. 11, inciso I, alínea a da LB);
  • Trabalhador avulso rural (art. 11, inciso VI da LB);
  • Contribuinte individual rural (autônomo) (art. 11, inciso V, alínea g da LB).

Aqui vale fazer algumas observações. O bóia-fria se enquadra como um contribuinte individual para o INSS. Contudo, a jurisprudência de forma diferente. Ela equipara eles ao segurado especial.

Ademais, o segurado especial inclui o pequeno produtor rural, individual ou em regime de economia familiar. Contudo, o seringueiro, extrativista vegetal e o pescador artesanal também fazem parte dessa família.

Para que o segurado consiga se aposentar por esta modalidade o INSS exige:

Homem: 60 Anos de Idade + 15 Anos de Contribuição

Mulher: 55 Anos de Idade + 15 Anos de Contribuição

Além disso, o valor da aposentadoria equivalente a um salário mínimo válido na data corrente. 

Agora, me conta, você tem alguma dúvida sobre essa modalidade de Aposentadoria? Fala pra nós nos comentários e nós podemos fazer um post sobre esse assunto!

Deixe seu comentário