Aposentadoria por Idade: dicas essenciais 2024

Aposentadoria por Idade: dicas essenciais 2024

Se você pretende pedir a Aposentadoria por Idade em 2024 confira as dicas essenciais que preparamos para você não abrir mão do seu benefício.

Antes de tudo, lembramos que essas dicas são para esclarecer dúvidas gerais, mas se você precisa da análise detalhada do seu tempo de contribuição para descobrir qual é a melhor modalidade de aposentadoria dentre outros direitos, busque o apoio de um Advogado Previdenciário.

Além disso, vale lembrar que essa análise detalhada nada mais é do que o Planejamento Previdenciário. Vamos explicar como esse planejamento ajuda vários segurados a conseguir benefícios mais justos na hora de pedir a aposentadoria. Abordaremos esse tópico ao final do post.

Dito isso, agora vamos ao post!

Aposentadoria por Idade: dicas essenciais 2024

Regras de Aposentadoria

Esse é o primeiro ponto de atenção para o segurado, pois existe um marco temporal que define qual regra de Aposentadoria você deverá seguir. 

Portanto, antes de tudo, verifique sua situação:

Direito Adquirido / Regras Antigas: Direito adquirido nada mais é do que um benefício que lhe pertence e mesmo se este benefício deixa de existir, você tem direito de continuar usufruindo dele. 

O segurado que preencheu os requisitos de aposentadoria até 12/11/2019 possui o direito adquirido e pode aposentar pelas regras antigas, ou seja, regras mais favoráveis ao segurado.

Regras de Transição: Destinada aos segurados que não preencheram os requisitos para aposentadoria até o dia 12/11/2019, mas que já realizavam pagamentos ao INSS.

Novas Regras: Esta é a regra dos novatos, portanto, a regra de quem começou a contribuir após a reforma da previdência.

Se você já identificou qual é a sua regra, nós podemos prosseguir!

Direito Adquirido / Regra Antiga:

Homem: 65 anos de idade + 15 anos de contribuição

Mulher: 60 anos de idade + 15 anos de contribuição

Regras de Transição 

Homem: 15 Anos de Contribuição + 65 Anos de Idade 

Mulher: 15 Anos de Contribuição + 61 Anos e 06 Meses de Idade

Para a mulher deve ser somado 6 meses de idade por ano até completar 62 anos de idade.

Novas Regras

Homem: 20 Anos de Contribuição + 65 Anos de Idade 

Mulher: 15 Anos de Contribuição + 62 Anos de Idade

Carência mínima

Carência é um número mínimo de contribuições para adquirir o direito de usufruir de determinados benefícios.

Portanto, no nosso caso, identificamos que a aposentadoria por idade, via de regra, exige 180 contribuições como período de carência.

Ou seja, para você pedir a aposentadoria por idade deverá contribuir durante 15 anos para conquistar este direito..

Além disso, lembramos que uma contribuição em dia é considerada como um mês de carência para o INSS e no caso da aposentadoria por idade, o INSS exige, no mínimo, 180 contribuições. 

Portanto, não acumule pendências se você for MEI ou afim.

Como conseguir um benefício mais justo através do Planejamento Previdenciário?

A Aposentadoria, principalmente após a Reforma da Previdência, trouxe muitas modificações e novas regras.

Os segurados, após a reforma, têm mais de 10 regras de aposentadoria, fora as regras antigas, válidas para quem tem direito adquirido.

Muitas vezes, o segurado acha que pode aposentar apenas por uma regra, porém existem outras regras mais vantajosas que ele poderia se beneficiar.

Para chegar a essa conclusão é necessária a análise detalhada da vida de contribuição do segurado, da análise de viabilidade de leis antigas e atuais, além do cálculo previdenciário.

Toda essa análise é feita através do Cálculo Previdenciário.

Este serviço é responsável por otimizar a aposentadoria do segurado buscando melhores regras e identificando o tempo certo para se aposentar pela melhor regra possível.

Além disso, com o cálculo previdenciário em mãos você poderá identificar se o seu benefício foi concedido no valor correto, evitando erros do INSS na análise dos benefícios.

Se você busca uma aposentadoria com segurança, indicamos o Planejamento Previdenciário.

Através do Planejamento é feito um estudo sobre o seu histórico de contribuição, seu histórico de trabalho e serão analisados os seguintes pontos da sua carreira:

  • Tempo de Serviço;
  • Idade;
  • Valor das suas contribuições 
  • Seu tipo de trabalho;
  • Para quais regimes você contribuiu durante sua vida.
  • Legislações antigas e atuais;

Essa análise é fundamental para que o segurado possa aproveitar todas as regras que podem ser aplicadas ao seu caso, evitando que a aposentadoria seja concedida por meio de uma regra desfavorável.

Terminou a leitura desse post e não sabe o que fazer?

Lembramos que Aposentadoria é um assunto sério e para evitar prejuízos o aposentado precisa buscar o apoio de um Advogado Previdenciário para realizar os cálculos antes de tomar qualquer providência.

Temos mais de 40 anos de experiência em Benefícios junto ao INSS e se você está nessa situação, conte com a nossa expertise.

Nos especializamos em atender digitalmente todos os segurados do INSS, residentes no Brasil ou no exterior e você pode entrar em contato clicando aqui. Através da nossa plataforma digital, garantimos rapidez na conclusão de aposentadorias, auxílio-doença e revisionais.

Quer conferir outros conteúdos sobre Aposentadoria por Idade? Aqui vai a nossa seleção especial:

VALOR DA APOSENTADORIA 2024 ATUALIZADO!

REGRAS DE TRANSIÇÃO EM 2024

CONTRIBUÍ ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO, E AGORA?

Ah, não esqueça de compartilhar essas dicas com alguém que também precisa dessas informações!

Deixe seu comentário