MEU INSS: Como não errar

MEU INSS: Como não errar

Você vai fazer o pedido do seu benefício e quer saber Como não errar no MEU INSS? Confira as nossas dicas especiais e fique de olho para não abrir mão dos seus direitos.

O INSS concede benefícios automaticamente?

Sim, existe essa possibilidade.

Mas para isso o segurado deve ficar muito atento às regras de solicitação do benefício para aumentar as chances de que isso ocorra.

A concessão automática do benefício acontece quando o INSS o analisa automaticamente, ou seja, no ato do requerimento, sem sair de casa.

Para isso é importante, antes de tudo, fazer o cadastro no MEU INSS.

Se você já tem o seu cadastro, vamos dar algumas ficas para você garantir que a sua solicitação tenha sucesso!

Como não errar no MEU INSS

O ponto chave para você ter sucesso no seu pedido é informar corretamente todos os dados sobre seu histórico de trabalho, ou seja, os vínculos (empresas ou locais em que já trabalhou) e períodos trabalhados e contribuídos que, porventura, não estejam registrados no sistema do INSS.

Segundo o próprio INSS, os casos mais comuns de informações que o segurado insere incorretamente no Meu INSS são:

  • períodos trabalhados em atividade rural ou em órgãos públicos (pois possuem regime previdenciário diferente);
  • períodos como professor, cujas regras são diferentes de acordo com o nível de ensino;
  • comprovação de insalubridade/periculosidade para Aposentadoria especial
  • dentre outros.

Por isso, antes de tudo, identifique quais são os documentos que você precisa apresentar, confira se estão todos corretos e anexe no MEU INSS. Lembramos que é com base nesses documentos anexados e nas respostas dadas pelo cidadão na hora de fazer a solicitação, que o INSS faz a primeira etapa da análise,  ou seja, a análise automática.

Portanto, se estiver tudo certo com o pedido, é possível que o INSS conceda o benefício de imediato. Lembramos que essa não é a regra, mas apresentar os documentos de forma correta sempre ajuda o seu processo a ser mais célere.

Caso falte alguma informação, o sistema do MEU INSS vai solicitar automaticamente, ou seja, ele vai indicar quais documentos faltam e que são necessários para conclusão da análise.

Confirme se o tempo de trabalho está correto

Essa é uma das etapas mais importantes na hora de requerer o benefício, pois é justamente nessa hora que você informa se falta algum dado nos sistemas do INSS ou se precisa corrigir algum valor de “salário de contribuição” (o salário que você realmente recebia em um determinado local de trabalho) para que seu benefício seja analisado corretamente.

Ou seja, fazer uma “geral” no seu EXTRATO CNIS é muito importante para solicitar o seu benefício, pois caso se alguma informação estiver incorreta, ela poderá atrapalhar sua solicitação. Algumas informações que podem estar inconformes no seu CNIS são:

  • Salário de contribuição incorreto
  • Período trabalhado não computado
  • Data de entrada e saída incorretas

Portanto, não dê bobeira! Confira se você preenche todos os requisitos e em caso de dúvidas busque o apoio de um profissional da área previdenciária.

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