Revisão da Vida Toda: Não tenho comprovação dos salários anteriores a 1982 e agora?

Revisão da Vida Toda: Não tenho comprovação dos salários anteriores a 1982 e agora?

Não tenho comprovação dos salários anteriores a 1982 e agora? Nós te ajudamos.

O que é a Revisão da Vida Toda?

Essa revisão diz respeito à mudança que houve no PBC – Período base de contribuição.

Período básico de cálculo é o espaço de tempo dentro do qual encontramos as contribuições do segurado que serão utilizadas pelo INSS para encontrar o valor do benefício previdenciário.

Após 29/11/1999 o critério para analisar o PBC mudou passando a tomar como base apenas os salários de contribuição a partir de de julho de 1994.

Na prática, isso significa que se você tem 10 anos de contribuição a partir de julho de 1994 e todo o restante antes dessa data, o INSS, para calcular sua aposentadoria, vai usar somente o valor dos salários que você teve após julho de 1994.

Para muitas pessoas isso foi um prejuízo, pois se os seus melhores salários foram anteriores à julho de 1994 isso não ia refletir na aposentadoria.

A partir daí surgiu uma enxurrada de pedidos de revisão perante o INSS e ações na justiça pedindo que o INSS ao fazer o cálculo da aposentadoria considere não somente os períodos posteriores à julho de 1994, mas também os anteriores.

Depois de muitos anos em batalha judicial, o assunto chegou ao STF e tivemos uma confirmação: A REVISÃO DA VIDA TODA É DEVIDA! 

Ou seja, as pessoas que perderam dinheiro com este cálculo injusto podem requerer esse reparo e o INSS será obrigado a refazer os cálculos da sua aposentadoria.

Quais documentos preciso para entrar com o pedido de Revisão?

Para entrar com o seu pedido, antes de mais nada é necessário fazer o cálculo previdenciário. Através dele será possível identificar se você realmente possui direito a revisão e qual será o aumento no benefício após esse pedido.

Esse cálculo é feito pelo Advogado Previdenciário, por isso, busque um especialista para realizar esse cálculo para você.

Após feitos os cálculos, caso você tenha direito, será necessário reunir toda a documentação que comprove os seus direitos para que você possa conseguir o aumento na aposentadoria.

Os documentos, no geral, são:

  • documento de identificação (CNH ou RG);
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • carta de concessão do benefício ou processo administrativo;
  • cálculo dos salários de contribuição dos períodos anteriores a julho de 1994;
  • cálculo do valor da causa;
  • Apuração do tempo de contribuição.

Como mencionamos, os cálculos são feitos pelo Advogado Previdenciário, por isso buscar um especialista é indispensável.

Revisão da Vida Toda: Não tenho comprovação dos salários anteriores a 1982 e agora?

Conforme explicamos, a revisão da vida toda atua no cálculo de todas as contribuições previdenciárias que você realizou durante a vida. Ocorre que o CNIS – extrato de contribuições previdenciárias – traz apenas os salários a partir de 1982.

Ou seja, quem possui contribuições anteriores a este período precisa providenciar outras formas de comprovação dos salários de contribuição.

Se você era um segurado empregado é provável que haja anotações de alterações salariais na carteira de trabalho. 

Além disso, você pode utilizar outros documentos para ajudar nessa situação, tais como as RAIS (relação anual de informações sociais), as fichas, registros e livros de empregados ou relatório de salários emitido pela empresa, se a empresa ainda estiver ativa. 

O contribuinte individual pode solicitar ao INSS as microfichas da respectiva época.

Mas e se você não tiver nada disso, ficará no prejuízo? Negativo! Nesse caso, a legislação estabelece que será considerado o salário mínimo da época.

Antes de tudo, o primordial é buscar o apoio de um advogado previdenciário, pois o profissional analisará o seu caso e verificará o que pode ser apresentado e te ajudar a resolver a situação analisando o seu caso concreto.

Caiu de paraquedas nesse post e nunca ouviu falar da Revisão da Vida Toda? Clicando aqui você confere o guia completo que criamos para você entender tudo sobre o assunto.

Terminou a leitura desse post e não sabe o que fazer?

Lembramos que a Revisão da Vida Toda é um assunto sério e para evitar prejuízos o aposentado precisa buscar o apoio de um Advogado Previdenciário para realizar os cálculos antes de tomar qualquer providência.

Temos mais de 40 anos de experiência em Benefícios junto ao INSS e se você está nessa situação, conte com a nossa expertise.

Nos especializamos em atender digitalmente todos os segurados do INSS, residentes no Brasil ou no exterior e você pode entrar em contato clicando aqui. Através da nossa plataforma digital, garantimos rapidez na conclusão de aposentadorias, auxílio-doença e revisionais.

Deixe seu comentário