Como saber se minhas contribuições estão sendo contabilizadas pelo INSS?

Como saber se minhas contribuições estão sendo contabilizadas pelo INSS?

Diariamente, contribuintes do INSS nos consultam para sanar dúvidas sobre suas contribuições. Recebemos perguntas como: “Minhas contribuições estão sendo computadas pelo INSS?”, “Aquele período que trabalhei, foi pago INSS?” ou, ainda, “Sobre qual valor meu INSS está sendo pago?”

Quando alguns segurados concluem que a solução para responder essas questões é ir até o INSS, acabam, muitas vezes, procrastinando e ficando com essa série de dúvidas. No entanto, a partir de janeiro de 2017, o novo portal de serviços da Previdência Social  foi ao ar e nos trouxe inúmeras facilidades. Pessoalmente, considero que uma das principais é a possibilidade de você acessar o sistema CNIS do INSS pela internet, sem precisar ir até alguma agência.  

Mas o que é o CNIS?

A sigla significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Trata-se de um “extrato”, onde é possível verificar os períodos contribuídos que estão computados no sistema do INSS. Além disso, é possível verificar como os salários de contribuição estão sendo contabilizados pela Previdência Social.

Muita gente desconhece que várias de suas contribuições realizadas podem não ter sido contabilizadas. Isso pode ocorrer de várias formas: se a pessoa contribui através de carnê, pode errar na hora de colocar o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), fazendo com que as contribuições não sejam computadas para ela ou, ainda, que sejam contabilizadas para outra pessoa. Além disso, pode ocorrer do empregador não efetuar o recolhimento das contribuições em nome do empregado. Além de erros humanos, o próprio sistema do INSS pode apresentar falhas e não computar as contribuições pagas.

Dessa forma, para garantir que suas contribuições tenham sido contabilizadas, é imprescindível que você confira seu CNIS e acompanhe suas contribuições. Seja para trazer-lhe segurança ou, ainda, para que você descubra se alguma contribuição sua não foi contabilizada, esse documento pode ser muito importante para que você receba valores adequados em sua aposentadoria!

Para ter acesso ao CNIS via internet, você precisa seguir os seguintes passos:

1. Acessar o site: “servicos.inss.gov.br/central“.

Obs.: Eu não sei exatamente o porquê, mas alguns navegadores não consideram esse site confiável. No entanto, você pode selecionar a opção “adicionar exceção de segurança” (no caso do Firefox) ou clicar em avançar (no caso do chrome). Além de ser seguro (por ser um site governamental), trata-se de um endereço muito útil.

2. Cadastrar senha.

Acessando o site, bem no canto superior esquerdo, você verá a opção “Extrato CNIS”. É onde você precisa clicar.

A mensagem “Este extrato precisa de autenticação” aparecerá, e você deve clicar em “Fazer login”.

exemplo-inss-simulação-serviços

 

Feito isso, o sistema lhe pedirá seu CPF e senha em uma nova janela. No entanto, caso você ainda não tem uma senha validada junto ao INSS, precisará clicar ao lado na opção cadastrar uma nova senha.

login-servicos-inss-simulacao

Clicando na opção cadastrar uma nova senha, você precisará preencher um pequeno formulário para que uma senha lhe seja gerada.

3. Validar a senha.

Após cadastrar e gerar sua senha, você precisará ligar para o número 135 para validá-la. Durante a ligação, escolha a opção “Validar código de acesso“. Ao telefone, a atendente lhe fará algumas perguntas.  Feito isso, a senha será validada e você poderá acessar o sistema no link servicos.inss.gov.br/central.

Nota: esse procedimento de cadastramento e validação de senha precisará ser feito uma única vez. Nas próximas vezes, você poderá acessar o portal de serviços da Previdência Social com a senha gerada e validada e usufruir de todos os serviços, principalmente o acesso ao seu CNIS.

4. Acessando o CNIS.

Com a senha regularizada, você poderá acessar o site Portal da Previdência e, no canto superior direito, clicar em “Login”, informando, na janela que vai abrir, o seu CPF e a senha gerada.

Em seu primeiro acesso, aparecerá a informação de que sua senha está expirada. Procedimento normal para que você cadastre uma nova senha definitiva. Basta cadastrar uma nova senha seguindo as informações.

Após logar-se, você deve clicar em “Extrato CNIS”. Caso tenha mais de uma inscrição no INSS, você poderá optar sobre qual inscrição deseja fazer a pesquisa. Sugiro escolher sempre a última inscrição, pois as anteriores normalmente já estão vinculadas nessa.

O seu Extrato CNIS irá aparecer. Você pode clicar em “IMPRIMIR” (no canto inferior direito da tela), para que um arquivo PDF completo seja criado. Este documento deve conter todos os seus vínculos e contribuições.

portal-previdencia-print-screen-cnis

Ao clicar em IMPRIMIR, um documento com seu extrato será gerado, tal como exemplificado na figura abaixo: 

cnis-extrato-exemplo-inss-previdencia

Feito isso, você terá em mãos um documento que, além de informar verificar se seus períodos contribuídos para o INSS estão constando no sistema, será fundamental em outras etapas do processo de sua futura aposentadoria. Dentre elas: verificar qual valor de contribuição foi/está sendo depositado; analisar se, em determinado período, determinada empresa efetuou os recolhimentos do INSS, e muitos outras informações relevantes.

Espero que você tire proveito de seu CNIS! Se você está começando a estudar sua aposentadoria, cadastre-se em nosso informativo mensal e receba dicas e artigos em seu e-mail para se preparar para este momento. Basta clicar aqui e se cadastrar!

Tags: CNIS, inss

Deixe seu comentário