Perícia médica do INSS: 3 dicas indispensáveis

Perícia médica do INSS: 3 dicas indispensáveis

Você está com uma perícia do INSS marcada? Se sim, confira nossas 3 dicas indispensáveis para a perícia médica do INSS.

Frequentemente, vemos os segurados com receio da perícia, sem saber o como proceder nessa hora e com medo de perder o benefício por não apresentar os requisitos exigidos.

Portanto, pensando nisso, criamos este post especialmente para sanar essas dúvidas e aliviar a tensão de quem está se preparando para este momento.

Assim, se você for passar por uma perícia, continue esta leitura e aproveite essas dicas.

Dica 01: Mantenha sua documentação completa e atualizada – Perícia médica do INSS

Antes de tudo, o segurado precisa ficar atento à documentação que deve apresentar.

Mantenha a documentação atualizada e completa, pois isso é fundamental para uma perícia bem sucedida, pois um completa o outro.

Quando dizemos documentação atualizada, não estamos falando apenas do seu endereço e documentos pessoais, mas, principalmente dos documentos que comprovam a sua incapacidade.

Documentos como  laudos médicos, exames médicos, receitas, etc. documentos que comprovam a sua situação de saúde e que você não está em condições para o trabalho.

Manter essa documentação atualizada significa que seus laudos mais recentes devem ter 03 meses ou menos, para atestar que aqueles laudos e exames refletem a sua situação de saúde atual.

Verifique se você está apresentando os exames corretos e se os laudos são específicos daquela incapacidade que você está sofrendo e pleiteando seu benefício perante o INSS.

Vamos resolver sua situação junto ao Inss?

Dica 02: Apenas responda o que lhe perguntarem e foque no seu pior problema – Perícia médica do INSS

Quem conduz a perícia é o perito, portanto, evite o excesso de informações desnecessárias.

Resposta ao que o perito lhe questionar e evite abordar assuntos que não foram questionados na perícia. 

Além disso, entenda que se você está se afastando por um problema de saúde, este é o foco da sua solicitação. Portanto, evite abordar outros problemas menores, caso não tenham ligação com a incapacidade que gerou o seu afastamento.

Conheça também o Blog Aposentadoria do INSS.

Dica 03: Deixe claro como a sua incapacidade afeta o seu trabalho

Por fim, uma dica muito importante é demonstrar que a sua incapacidade afeta o seu trabalho.

Isso será comprovado através dos seus laudos e exames, mas, quando tiver oportunidade, esclareça como aquela incapacidade impede você de executar as suas tarefas trabalhistas no dia a dia.

Essas são as nossas 3 dicas indispensáveis para a perícia médica do INSS. Se você tem mais alguma dúvida sobre este assunto, deixe um comentário para nós. 

Lembramos que se você tem alguma dificuldade para fazer a sua solicitação, entender quais são os seus direitos, busque o apoio de um advogado previdenciário.

Por último, lembre que a decisão INSS não é absoluta. Isso significa que se o INSS nega um benefício injustamente é possível recorrer judicialmente judicialmente desta decisão. 

Nesses casos, busque sempre o apoio de um advogado previdenciário de sua confiança para te auxiliar nessa análise.

Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.

Vamos resolver sua situação junto ao Inss?

Laura Elisa Fernandes Porto Costa, OAB/MG 172.171, redigiu este artigo.

Deixe seu comentário