3 segredos para o médico não perder dinheiro com a Reforma da Previdência

3 segredos para o médico não perder dinheiro com a Reforma da Previdência

Para alguns profissionais em carreiras altamente desgastantes, como médicos e profissionais de saúde, aproximar-se do momento da aposentadoria pode ser estressante. Mesmo com um relativo conforto sentido ao final de uma longa vida de trabalho, surgem receios relacionados aos processos complexos de uma aposentadoria. Este assunto, aliás, gera preocupações maiores quando passamos a considerar um fator extremamemente relevante: a possível aprovação da Reforma da Previdência.

Interessados pelos recentes debates sobre a reforma previdenciária, resolvemos analisar quais campos de atuação seriam atingidos pela PEC 286/16. Aferimos que, para médicos e profissionais da saúde, os impactos serão fortemente sentidos. Dentre as mudanças, podemos destacar as diminuições nos valores recebidos e o aumento no tempo mínimo de contribuição.

Existem, porém, alguns segredos para mitigar ou, ainda, evitar estes problemas. Por isso, peço que você leia as dicas abaixo para entender como se proteger dos impactos desta reforma!

1º Segredo – Identificar qual é o seu Tempo de Contribuição atual.

Um passo imprescindível para iniciar seu processo de aposentadoria é determinar quanto tempo de contribuição você acumulou junto ao INSS. Afinal, é fundamental que você tenha completado seu tempo de contribuição mínimo para iniciar este processo.

Atualmente, qualquer pessoa pode analisar através do site da Previdência Social. Para tal, utiliza-se o Simulador de Tempo de Contribuição do Portal da Previdência. Por ser um processo complexo, publicamos um artigo detalhando este processo em um passo-a-passo.

2º Segredo – Descobrir se você possui direito à Aposentadoria Especial.

São grandes as chances de um médico ter laborado em contato com agentes nocivos. Esta condição caracteriza períodos de trabalhos insalubres, garantindo-lhe direito à Aposentadoria Especial. Neste tipo de aposentadoria, o tempo de contribuição a ser cumprido é de 25 anos (e não os 35 ou 30 anos da aposentadoria convencional, se homem ou mulher).

A Aposentadoria Especial, porém, sofrerá grandes mudanças com uma possível aprovação da Reforma da Previdência. Assim, sugiro que, caso você já tenha laborado em atividades insalubres e apresente tempo de contribuição suficiente, inicie seu processo de aposentadoria rapidamente. Dessa forma, você poderá aproveitar este benefício enquanto ele ainda é permitido!

3º Segredo – Descobrir o valor da aposentadoria para o médico previsto pela legislação atual e o valor previsto caso a reforma seja aprovada.

Em diversas ocasiões, muitas regras foram excluídas do projeto da Reforma Previdenciária para manter seu apelo público e garantir sua aprovação. Existem, porém, alguns pontos essenciais da PEC 287/2016 que dificilmente serão eliminados. Um deles envolve a mudança do cálculo dos valores da aposentadoria.

Pelas regras atuais, o médico, para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, precisa completar 35 anos de tempo de serviço, no caso do homem, ou 30 anos de tempo no caso da mulher. Na aposentadoria especial, como visto acima, esse tempo cai para 25 anos, tanto para o homem quanto para a mulher.

No caso da aposentadoria por idade, as regras atuais preveem que o homem precisa completar 65 anos de idade. Para a mulher, este período é inferior, tendo que completar 60 anos de labor. Vale ressaltar que, em ambos os casos, isto só é válido com um período mínimo de contribuição de 15 anos.

Com a possível reforma da Previdência, a aposentadoria especial também terá idade mínima. Tanto para homens quanto mulheres, a idade mínima passará a ser 55 anos. No entanto, a aposentadoria especial será regulamentada por lei complementar, ou seja, novos requisitos poderão ser impostos.

De igual forma, é importante ter uma ideia precisa do valor da aposentadoria atualmente e o valor a ser esperado após a Reforma. Apenas conhecendo estes valores você poderá fazer as devidas comparações e optar pelo caminho mais vantajoso. Ressalto, porém, que havendo possibilidade de encaminhamento antes da reforma, esta será, de regra, a aposentadoria mais vantajosa.


Agora que você já conferiu 3 segredos para não perder dinheiro com a Reforma Previdenciária, que tal conferir um vídeo sobre o tema com análises de Rodolfo Accadrolli, advogado especialista em benefícios previdenciários? Clique aqui e cadastre-se para aprender mais sobre os impactos da Reforma da Previdência!

O futuro do INSS

Deixe seu comentário